quarta-feira, 21 de novembro de 2007

SIM - 1o Seminário internacional do Mercosul - Integração na Tríplice Fronteira





A experiência na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio, na educação superior e nas pós graduações nos mostram o quanto as pessoas precisam aprender sobre si – nos cursos e oficinas que ministramos, nos artigos e livros que escrevemos, vemos que profissionais de todas as áreas, estudantes, professores, pais, mães, merendeiras, comunidades carentes, médicos, engenheiros, agrônomos...nas mais diversas áreas e nos diferentes grupos sociais, percebemos que cada um está buscando a sua integração.

Mas como promover esta integração? A necessidade de integração cultural dos países da tríplice fronteira exige antes a integração de cada um enquanto indivíduo, depois a integração com o outro e com o ambiente. É uma reação em cadeia.

Mas como fazer isso? Neste último final de semana experimentamos a maior e melhor de todas as integrações. Participando do SIM - 1o Seminário Internacional do Mercosul - A educação na tríplice fronteira, vivemos situações onde era necessário superação, cooperação, determinação... e acima de tudo integração.

Vejam as imagens!

4 comentários:

Anônimo disse...

Lindas as fotos! Já estou sentindo saudades desse grupo...
Beijos,
Lilian

Wannise de Santana Lima disse...

As fotos estão lindas mesmo! Caso alguém tenha outras...da corda ou do saco...mande para mim que eu posto aqui!
beijos

apsanches disse...

Meninas...que carinho gostoso ao entrar no blog e ver que vocês já colocaram as fotos do nosso evento! Divulguem isso para o pessoal da MAster! Eles vão gostar de saber!!! bjs com carinho
Ana

Anônimo disse...

Salete Santos Anderle
Coordenadora do Evento e amiga de Dalal e Wannise
salete_anderle@hotmail.com
A Participação de Dalal e Wannise no 1º Seminário Internacional de Educação na Tríplice Fronteira nos dias 15, 16,17 e 18 de novembro de 2007, foi o marco inicial de integração entre Brasil e paises do Mercosul não apenas nos aspectos econômicos, comerciais e políticos, mas principalmente numa integração dos aspectos subjetivos, emocionais, relacionais das pessoas que integram esses paises. E para exemplificar o que isso significa tomo as palavras de Gadotti citado em artigo seu (2004).
La Patria es América, mestiza, mulata, guaraní, mapuche, quechua, aymara...;
La del dios azteca y la biblia maya, la del son caribe, el tango y la samba.
La Patria es América ternura y abrazo de un pueblo que ama su Tierra y su sangre;
Que canta a la vida, y se hace hermano del árbol, la arcilla, el cóndor y el agua.
La Patria es América, unida en un sueño: ser nación de pueblos, ser más que folklore
y más que paisaje; ser la Patria Grande de todos los rostros que buscan su cielo.
Agenda Latino-americana 84, p. 187
Musa Editora (São Paulo)