Uma das manchetes do caderno de Educação do Jornal Folha de São Paulo foi a seguinte:
Na FGV, candidato faz prova oral
A matéria trata da nova modalidade de prova, implementada pela Fundação Getúlio Vargas, para os candidatos ao vestibular de Direito. "No vestibular, há prova oral, implementada para avaliar a agilidade de raciocínio e a fluência verbal, características relevantes na carreira de um bacharel em direito."
A agilidade de raciocínio e a fluência verbal são características importantes para qualquer carreira. No entanto, é preciso preparar, formar o aluno para estas tarefas. Tanto escolas como empresas podem encontrar jeitos agradáveis de garantir esta formação. As histórias, os jogos, as músicas são excelentes recursos para este fim. Se na formação, a aprendizagem for prazeirosa e significativa, os resultados nas "provas" inclusive de vestibular, serão satisfatórios.
No livro "Jeitos de Ver a Vida - aprender e ensinar" apresentamos várias sugestóes de como trabalhar a agilidade de raciocínio e a fluência verbal. Veja aqui um dos exemplos.
quem conta um conto...
Contar histórias é uma excelente atividade para desenvolver a imaginação, o raciocínio lógico, e a criatividade. No entanto, estamos acostumados a ouvir... poucas vezes nos é permitido contar histórias. Desta vez, o seu grupo vai ser o autor, construindo coletivamente uma linda história. Veja como é simples:
Recepcione cada pessoa do seu grupo com um afetuoso abraço e peça a ele um algum objeto importante. Explique que ao final da aula o objeto será devolvido. Coloque todos os objetos em um saco de forma que ninguém veja o que está dentro.
Sentados em círculo, a história começa. Você deve tirar um objeto do saco e contar um conto... Em seguida, passa o saco para um dos participantes que deverá continuar o seu conto, aumentando um ponto a partir do objeto que ele tirar. O grande desafio é garantir o sentido da história até o final.
Jeito de ver a vida:
Esta é uma ótima oportunidade para o exercício da criatividade, rapidez de raciocínio e encadeamento de idéias. Pode ser usado para avaliar conceitos trabalhados, textos lidos, conteúdos que precisam ser memorizados. Você começa assim... com base no texto que lemos, e no que aprendemos sobre ele, vamos construir uma história, usando estas coisas de valor que são de vocês e estão no saco.
Lembre de escolher alguém para registrar a história... pode ser por escrito ou gravada.
Quem conta um conto prova que a criação é um excelente Jeito de ver a vida.
Falar nem sempre é fácil, tenho um ótimo exemplo de quem sabe falar muito bem: